O seu carrinho está vazio!

No Haras Drwal, localizado nos arredores de Lublin,Polónia, a Sra. Anna, juntamente com seu marido e sogro, criou um ambiente excepcional onde os cavalos recebem os melhores cuidados. Para garantir sua saúde, os proprietários optaram por soluções naturais – Microorganismos Eficazes (EM), que há anos têm se mostrado eficazes na prevenção de problemas digestivos e no cuidado da pelagem. Cavalos saudáveis com probióticos: Soluções eficazes para cólica
Como os probióticos transformaram a saúde dos cavalos no Haras Drwal?
A decisão de usar regularmente o EM Probiótico foi tomada quando um dos cavalos começou a sofrer de cólicas crônicas. Após a introdução do probiótico, o cavalo se recuperou completamente e sua condição melhorou significativamente. Desde então, o produto se tornou parte essencial da alimentação dos cavalos no haras. Graças a isso, os proprietários podem desfrutar de animais saudáveis, que adoecem com menos frequência e absorvem melhor os nutrientes da ração.
A estrutura do sistema digestivo dos cavalos – por que requer atenção especial?
Ao analisar a história da domesticação dos cavalos, podemos perceber que sua dieta variou dependendo da região e da época. No entanto, a estrutura anatômica do sistema digestivo não mudou nos últimos 5.500 anos, desde que os humanos domesticaram os cavalos de Przewalski, tarpãs e cavalos selvagens – os ancestrais de todas as raças modernas.
A estrutura específica do sistema digestivo dos cavalos traz consequências significativas e exige atenção especial dos criadores. O ceco altamente desenvolvido atua como uma câmara de fermentação para os resíduos alimentares não digeridos no estômago e no intestino delgado. A capacidade do estômago pode chegar a 15 litros. Cerca de 2/3 de suas paredes são cobertas por uma mucosa glandular que produz ácido, enquanto 1/3 do estômago é revestido por uma membrana sensível à sua ação. Como o estômago dos cavalos é rígido, ele não pode conter grandes quantidades de alimento. Assim, o processo digestivo principal ocorre no intestino grosso.
A flora bacteriana do intestino grosso dos cavalos é composta por mais de 400 tipos de microrganismos que auxiliam na digestão. Sua reposição e suporte são essenciais para a prevenção e o tratamento da maioria das doenças. Por isso, vale a pena – e em alguns casos, é necessário – incluir probióticos na dieta equina. Os proprietários do Haras Drwal estão entre um número crescente de criadores na Polônia que utilizam o EM Probiótico como suporte natural para a saúde de seus cavalos.
A administração regular deste produto traz diversos benefícios, como:
- Melhor digestibilidade da ração e absorção de macronutrientes – Como resultado, os cavalos conseguem aproveitar melhor os nutrientes presentes na alimentação.
- Fortalecimento da imunidade e proteção contra infecções – Além disso, o uso regular de probióticos ajuda a manter o sistema imunológico mais resistente.
- Prevenção e tratamento de cólicas e úlceras gástricas – Assim, o bem-estar digestivo dos cavalos é melhorado, prevenindo problemas comuns.
- Manutenção do pH adequado no sistema digestivo – Isso garante um ambiente equilibrado para uma digestão saudável.
- Redução do risco de laminite, especialmente durante mudanças na dieta – Portanto, a saúde das patas dos cavalos é protegida, prevenindo complicações graves.
- Aumento do apetite e melhora no sabor da ração – Consequentemente, os cavalos se alimentam melhor e de forma mais consistente.
De que outra forma podem os probióticos ajudar?
- Melhora da saúde da pele e dos cascos – Além disso, a pele e os cascos se tornam mais fortes e saudáveis.
- Aceleração da cicatrização de feridas e tratamento de micoses – Assim, os processos de recuperação são mais rápidos e eficientes.
- Redução do estresse e melhora do bem-estar dos cavalos – Isso resulta em animais mais calmos e equilibrados.
- Neutralização de odores desagradáveis nos estábulos – Por fim, a presença de probióticos ajuda a manter o ambiente mais agradável e saudável.
Cavalos saudáveis com probióticos: Soluções eficazes para cólica.
Âmbito de aplicação | Dose | Observações |
---|---|---|
Cavalos adultos | 50 – 100 ml de EM Probiótico ou 50 – 100 g de EM Bokashi Probiótico | Diariamente com água, ração ou diretamente na boca; a dose pode ser dividida em duas e administrada duas vezes ao dia. |
Poldros e desmamados | 20 – 50 ml de EM Probiótico ou 20 – 50 g de EM Bokashi Probiótico | Diariamente na boca; a dose pode ser dividida em duas e administrada duas vezes ao dia. Em caso de diarreia, recomenda-se administrar 20 – 50 g de EM Carbon Bokashi. |
Pulverização de boxes | 50 ml de solução a 20% (ex.: 20 L/100 L de água) por 1 m² | Pelo menos uma vez por semana; não é necessário retirar o cavalo. |
Cuidados com a pelagem – Sabonete Vivo com EM Probiótico
No Haras Drwal, os cavalos não apenas desfrutam de boa saúde, mas também de uma aparência impecável. Para manter sua pelagem em excelente condição, é utilizado o Sabonete Vivo com uma solução de 10% de EM Probiótico.
Graças a esse sabão, a pelagem dos cavalos fica:
Macia e brilhante – especialmente importante para cavalos que participam de competições
Saudável e hidratada – sem irritações ou ressecamento excessivo
Mais resistente a micoses e doenças de pele – os ingredientes naturais auxiliam na regeneração da epiderme e promovem uma microbiota benéfica
Graças ao uso do Sabonete Vivo em seus cuidados diários, os cavalos têm um pelo macio e brilhante. Como resultado, eles ficam deslumbrantes, o que é extremamente importante durante as competições.
Conclusão
Os proprietários do Haras Drwal demonstraram que os probióticos naturais são uma maneira eficaz de manter os cavalos saudáveis e felizes. Assim, o uso regular do EM Probiótico apoia o sistema digestivo, fortalece a imunidade e melhora a aparência dos animais.
Além disso, se você deseja cuidar da saúde do seu cavalo de forma natural, vale a pena incluir probióticos em sua dieta e rotina de cuidados!
Por fim, assista ao vídeo sobre o estábulo Drwal aqui.